Brasil

Primavera começa com temperaturas amenas e pouca chuva.

Publicada em 23/09/19 às 09:58h - 3282 visualizações

por AGENCIA BRASIL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação.)

A Primavera no Hemisfério Sul começa nesta segunda-feira, dia 23, e termina no dia 22 de dezembro, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este ano, a estação começará com as temperaturas em alta, estiagem e pouca chuva.

Dados do CPTEC apontam que há previsão de chuva para este final de semana em Catanduva e região. No entanto, as temperaturas podem ultrapassar os 35º graus, e a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 20%.

Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, embora ainda possam ocorrer massas de ar frio intensas que podem causar declínio acentuado da temperatura no centro-sul do País. No Norte e Nordeste há pouca variação de temperatura.

A estação traz o início da convergência de umidade que define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como a parte centro-sul da região Norte. Durante a estação, os volumes acumulados de precipitação no norte da região Nordeste costumam ser inferiores a 100 mm, principalmente para o norte do Piauí e noroeste do Ceará.

Durante a primavera podem ocorrer chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. No Sul podem ocorrer chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo. Com o aumento gradativo das chuvas em grande parte do país a estação marca o início do plantio das principais culturas de verão.

No Sudeste, a previsão para os próximos três meses, indica que devem permanecer áreas com chuvas abaixo da faixa normal nesta estação, exceto em algumas áreas de São Paulo em que podem haver chuvas mais fortes, principalmente no mês de novembro. De modo geral, o modelo climático do Inmet indica que as temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte da região no mesmo período.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (17) 98104-5704

Visitas: 9249219
Usuários Online: 241
Copyright (c) 2019 - Acorda Catanduva