Catanduva

Estiagem prolongada compromete captação de água em Catanduva, diz Saec.

Publicada em 18/10/19 às 09:31h - 1428 visualizações

por Noticia da Manhã


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Comunicação/Saec)

A estiagem prolongada tem comprometido a captação de água em Catanduva. Devido à seca, os mananciais subterrâneos explorados pela Saec (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) estão com os níveis mais baixos que o normal.

Por dia, são consumidos, em média, 32 milhões de litros de água captados dos aquíferos Bauru e Guarani. Catanduva possui 66 poços tubulares com a finalidade de abastecimento público.

Desses, 62 poços retiram água do Aquífero Bauru, responsável por produção média de 60% do volume que abastece a cidade. Outros quatro poços captam água do Aquífero Guarani e produzem cerca de 40% do volume de água distribuído. Para suprir a demanda, a Saec tem feito manobras.

“Se nos anos anteriores, o comum era rebaixar as bombas muito pouco ou quase nada, na estiagem deste ano já foram registrados casos bastante sérios, a ponto de temermos por comprometer a capacidade de produção do poço”, ressalta o geólogo da Saec, Aparecido Fonseca.

Como exemplo da atual situação, recentemente, num dos poços do bairro Nova Catanduva, a bomba que estava localizada a 140 metros de profundidade precisou ser rebaixada até 170 metros. A estratégia foi tomada na tentativa de captar água sem alterar a qualidade do abastecimento ou causar danos ao equipamento.

Dicas de economia

Apesar do potencial hídrico na cidade, é fundamental que a população utilize água com consciência. A Saec orienta que os consumidores economizem água e priorizem atividades básicas evitando, assim, o desperdício. Medidas simples podem refletir em economia na conta de água, além de melhor aproveitamento: Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos; Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada; Reduza o tempo de banho; Varra a calçada em vez de lavá-la;




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (17) 98104-5704

Visitas: 9310348
Usuários Online: 22
Copyright (c) 2019 - Acorda Catanduva